Buscar
5 maneiras para controlar o cortisol, ganhar mais massa muscular e queimar mais gordura
- Will
- 15 de mar. de 2017
- 4 min de leitura

Na musculação, por ser o “hormônio do estresse” e altamente catabólico, o cortisol é conhecido como um dos maiores vilões da massa muscular.
Tenha cortisol alto, por muito tempo e sua testosterona vai cair, você vai acumular mais gordura e usará sua própria massa muscular como fonte de energia.
Porém o corpo humano não tem cortisol a toa, somente para sabotar seus ganhos na academia. Na verdade, precisamos de cortisol para funcionar (e até para ganhar massa muscular).
O cortisol tem um papel fundamental em resposta ao estresse (físico e mental) que sofremos no dia.
Ele é liberado toda vez que passamos por uma situação estressante e “desliga” processos desnecessários do corpo para que mais energia possa ser usada para anular o agente estressor.
Só que esta ação é momentânea e deve durar apenas o suficiente para o indivíduo lidar com a situação. Isto é saudável e todos precisam da liberação de cortisol para conseguir “funcionar” no dia a dia.
Por exemplo: fazer musculação é um agente estressor, ou seja, você vai precisar da liberação adequada de cortisol para conseguir treinar pesado na academia.
A questão é que muitos hábitos da vida moderna fazem com que liberemos cortisol muitas vezes e por muito tempo durante o dia.
E a esmagadora maioria das pessoas provavelmente estão produzindo cortisol demais e isto pode estar causando inúmeros problemas como:
Insônia ou sono muito leve (acorda várias vezes durante a noite)
E mesmo quando dorme bem, no dia seguinte é difícil sair da cama
Acúmulo de gordura especialmente na região abdominal
Infecções e resfriados frequentes
Compulsão frequente por alimentos doces e gordurosos
Ereções ruins
Menos testosterona
Refluxo
Mais ansiedade
Mudanças de humor
Comments